Nesse texto vamos mostrar de maneira simples, sem complicações, quais são os 6 passos básicos que você precisa dominar para construir um site, começando do zero até a publicação online e no final ainda te dou mais uma dica bônus. Vamos lá!
Contextualizando
A transformação digital nos mostra que é indispensável para as empresas estarem conectadas em todos os meios digitais disponíveis para poderem se comunicar com o cliente que também migrou para o meio digital. Criar um site é uma das maneiras mais eficientes para isso.
Sabendo disso, muitas empresas estão buscando cada vez mais informações sobre como criar um site, mas ainda existem muitas dúvidas que ficam nas entrelinhas e muitos empreendedores que não são familiarizados com os termos técnicos de tecnologia ficam em dúvida de como proceder, ficam em dúvida sobre como é criar um site e o que precisam para criar um site para sua empresa. Para isso vamos acompanhar os tópicos a seguir:
1 – Registrar um domínio.
O primeiro passo para iniciar o desenvolvimento de um site é o planejamento e isso envolve a escolha de um domínio. O domínio é o nome que o site vai ter quando alguém digitar ele no Google, ou seja, é o popular www que vem antes dos endereços da web.
O domínio pode ser nacional, quando termina com o .br ou internacional quando termina com outros finais como por exemplo .com, .tv, .me, e muitos outros.
Ao escolher um nome para o seu domínio, pense em algo que seja relacionado com a empresa, com o serviço que você faz, com o produto que você vende e de preferência que seja um nome curto e fácil de fixar na memória.
Muitas vezes um domínio que você gostaria não vai estar disponível, pois já foi registrado por outras empresas. Para verificar se o domínio que você deseja ainda está disponível, acesse esse link para o site do Registro.br, que é a entidade que cuida dos registros no Brasil. Caso você
2 – Contratar um serviço de hospedagem de sites
Uma vez que você já tem o seu domínio registrado, você precisa adicionar esse domínio a um computador ligado a internet 24 horas por dia para que ele seja acessado por todo o mundo. Para que você não precise ter todo o custo de investir em um computador de ultima geração, internet dedicada de alto desempenho e cuidar para que nunca falte energia, existem hoje as empresas que disponibilizam o serviço de hospedagem de sites.
Fazendo uma analogia, o servidor de hospedagem de sites é como se fosse um hotel de verdade, onde você aluga apenas um quarto para se hospedar durante um período e o hotel cuida de toda a infraestrutura. Quando você contrata um servidor de hospedagem, você está alugando um espaço virtual dentro de um supercomputador onde você vai colocar todos os arquivos do seu site lá dentro, para que ele fique disponível e acessível à internet.
Existem muitos planos e empresas que prestam esse tipo de serviço na internet, com soluções dos mais variados níveis. Aqui na Mitweb costumamos utilizar os serviços das empresas Hostgator e Kinghost, pois tem bons servidores e um custo muito acessível, ideal para a grande maioria dos sites.
3 – Criar um bom design
Com toda a parte de infraestrutura inicial solucionada, é hora de pensar no tipo de imagem queremos passar aos nossos visitantes. Para isso, o layout do site precisa ser estruturado levando em consideração as informações importantes sobre os produtos ou serviços que a empresa comercializa, no tipo de texto que vamos escrever, nas CTA´s, no tom de voz que vamos usar na comunicação com o cliente e também em que parte do site cada informação fica mais bem apresentada.
Aqui na Mitweb esse processo é realizado primeiramente com a busca de referências e estudo dos elementos, para depois criamos uma imagem, através de um editor de imagens vetoriais, que represente toda a estrutura visual do site e de como ele ficará quando for programado.
Se você ainda não tem nenhuma referência de visual para o seu site, você pode começar buscando um esquema de cores que mais lhe agrada e que seja compatível com o seu nicho de mercado. Alguns sites como o Color Adobe e paletadecores.com podem ajudar na escolha do melhor esquema de cores para o seu site.
Por se tratar de um processo criativo, em alguns casos o processo de desenho pode sofrer várias alterações no decorrer de sua construção, desde a concepção inicial até o resultado final, variando conforme o esquema de cores adotado, melhor apresentação da ordem de informações e novas ideias que vão surgindo durante a elaboração.
4 – Escolher a melhor ferramenta de desenvolvimento.
Depois de definida a imagem que o seu site terá, é hora de pensar nos elementos que vão de fato apresentar essa imagem na internet, precisamos realizar a programação do seu site. Para isso existem muitas formas de se realizar a construção do site e existem muitas ferramentas disponíveis na internet que podem ser usadas para construir um site, ferramentas gratuitas e ferramentas pagas.
Porém uma ferramenta não significa nada se a pessoa não souber manuseá-la, é como ter um martelo na mão, mas não ter mira para acertar o prego. Por isso estude muito bem a ferramenta que você vai utilizar, pois todo o resultado final do seu site não vai depender da ferramenta escolhida, mas sim do seu conhecimento de uso dela, do que você será capaz de fazer.
Aqui na agência nós utilizamos o CMS WordPress em 95% dos projetos. O WordPress é de longe uma das ferramentas mais utilizadas para construir sites no mundo, responsável por 35% de todos os sites que existem hoje na internet em todo o mundo. Junto a ele, utilizamos o construtor de temas chamado de Elementor, que nos trás ainda mais flexibilidade na hora de executar a criação do desenho que foi planejado, permitindo que seja construído praticamente qualquer tipo de site com ele.
5 – Adicionar integrações com ferramentas úteis
Hoje em dia o site é bem diferente do que estávamos acostumados em ver lá nos anos de 2010 (agora eu entreguei a minha idade) quando era construído apenas de forma estática e não necessitava de nenhuma outra ferramenta adicional acoplada para obter ganho de desempenho e funcionalidades, na verdade nem existiam muitas ferramentas para isso.
Hoje a grande maioria dos sites é integrada ao Facebook e Instagram com redirecionamento para redes sociais e com ferramentas que mostram publicações realizadas nas redes sociais diretamente através do site. Também é muito comum realizar a integração com a ferramenta de comunicação do WhatsApp, onde o visitante pode se conectar diretamente pelo site com o seu contato no aplicativo, assim como, a integração com as ferramentas do Google que trazem todas as métricas sobre os acessos ao site, às páginas mais visitadas, a quantidade de visitas por dia, semana, mês etc. Todas essas ferramentas foram construídas para melhorar as funções do site, para ganho de tempo e agilidade no desenvolvimento.
Além das ferramentas que foram citadas acima, existem muitas outras funções que podem ser adicionadas ao site durante a construção e também posterior a ela, quando seu site estiver em funcionamento. A qualquer momento você poderá ter uma nova necessidade ou uma nova ideia que precisará ser implementada para ganho de desempenho e funcionalidade.
6 – Revisar tudo e publicar no ar.
Estando tudo pronto seguindo as etapas anteriores, é hora de revisar com calma tudo que foi construído até aqui. Faça uma revisão geral minuciosa de todo o seu site, revise se os links estão redirecionando para as páginas corretas, revise se as informações de contato foram adicionadas corretamente, se os endereços de e-mail foram adicionados junto aos formulários estão encaminhando para o endereço certo, revise os textos a procura de erros de concordância que podem ter passados despercebidos.
Importante ficar atento também a verificar o seu site tanto acessando pelo computador como também acessando pelo telefone, para saber se as informações que são exibidas na tela do notebook estão se ajustando para o melhor formato e estão sendo exibidas em telas menores de tablets e smartphones.
Assim que tudo estiver revisado e aprovado, você estará pronto para mudar o status do seu site do modo de desenvolvimento e liberar o acesso para todas as pessoas, fazendo o que chamados de colocar o site em modo de produção. Para realizar um momento de maior impacto positivo no seu público, você pode também combinar um lançamento oficial do site realizando uma campanha conjunta através das suas redes sociais, dessa forma você já ganhará muitos acessos orgânicos ao site logo no seu primeiro dia.
Conclusão
Nessa publicação tentei mostrar para você quais são os passos básicos que utilizamos aqui na agência para construir sites para nossos clientes. Claro que apenas nesse texto de poucas linhas eu não teria como explicar detalhadamente todos os tópicos de maneira técnica, mas as informações que eu trouxe já vão ser suficientes para que você saiba o caminho que deve seguir em suas próximas pesquisas e estudos para aprender como criar o seu site do zero.
Dica bônus
7 – Realizar o acompanhamento mensal
Como foi comentado no tópico 5, o site tem diversas integrações com várias ferramentas e essas ferramentas vão se atualizando com o passar do tempo, vão surgindo novas funções e outras vão sendo descontinuadas. Para isso você precisa sempre estar atento ao site quanto à atualização de compatibilidade dessas ferramentas para que você não perca nenhuma funcionalidade e também para que o seu site não apresente nenhum tipo de erro e acabe saindo do ar.
Por isso faça backups do seu site constantemente e verifique se alguma ferramenta interna precisa de atualização.