Todo empresário sabe que ao abrir um negócio é indispensável investir em formas para divulgar a sua empresa e que uma das formas mais eficientes para se fazer isso é através da criação de um site profissional. Mas nessa hora sempre surgem muitas dúvidas, principalmente para quem não tem muita familiaridade com a tecnologia. Por onde começar meu site ? O que é preciso para colocar o site na internet? Quais são os custos para ter um site? São perguntas que ouço diariamente em nossos contatos com clientes. Por isso criamos esse texto para te ajudar a ficar sabendo tudo sobre os 3 requisitos básicos para criar um site.
1 – Escolha um nome para o seu site
O primeiro passo na hora de montar um site é escolher o domínio, ou seja, o nome que os seus clientes vão ter que digitar no navegador para abrir o seu site, o famoso (“www”). Esse registro vai garantir o direito exclusivo de sua empresa usar o nome do site, de modo que não possa ser registrado por mais nenhuma outra empresa. Os domínios podem ser nacionais (terminados com “.br” ) ou internacional (terminados com “.net”, “.info”, “.com” ).
Na hora de escolher o domínio é muito importante que se leve em consideração o ramo de atividade da empresa, o nome da marca e os produtos que você vende. O um bom nome não pode ser muito grande e tem que ser de fácil compreensão para gravar na memória do seu consumidor, algo que seja natural na hora em que ele fizer uma pesquisa no Google por exemplo.
Para verificar se o domínio que você escolheu está disponível para registro, ou seja, se nenhuma outra pessoa já o registrou, você pode pesquisar diretamente nos sites de provedores de hospedagem. Geralmente ao entrar na página principal do site, você verá um campo onde pode digitar e consultar a disponibilidade do nome escolhido.
Para consultar seu domínio no Provedor da Hostgator, clique aqui.
2 – Contrate um serviço de hospedagem de sites
Para que o seu site fique visível para todas as pessoas, ele precisa ser instalado em um servidor de hospedagem online. De forma resumida, esse servidor é um computador virtual que vai armazenar todos os dados referente ao seu site e vai ficar ligado na internet 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Além disso, ao contratar o serviço de hospedagem de sites, você tem direito a criar contas de e-mail personalizadas, ou seja, pode ter endereços de e-mails como por exemplo “contato@seudominio.com.br” ou “financeiro@seudominio.com.br” e afins. A quantidade total de contas que você vai poder criar depende muito do tipo de plano escolhido e da empresa que você optar contratar para fazer este serviço.
Se você está começando sua marca ou empresa e está no primeiro site, pesquise por planos de hospedagem básicos, chamados de servidor compartilhado. Esses planos geralmente tem preços bem acessíveis e tem um bom desempenho, sendo uma excelente opção de custo-benefício para quem não tem muitos recursos para investir.
3 – Desenvolva seu site com uma empresa profissional
Este sem dúvida é o ponto mais importante na hora de criar o seu site. Quando uma empresa está começando, geralmente não tem muitos recursos para investir em todos os pontos que são necessários e por isso busca economizar ao máximo. Porém temos que lembrar que o site será a vitrine da sua empresa online para seus clientes, e a primeira impressão é a que fica.
Muitos clientes nos procuram para atualizar seus sites e até mesmo desenvolver novos projetos que foram criados por pessoas não totalmente qualificadas. Geralmente o site foi desenvolvido por um sobrinho que entende de informática ou um conhecido que está na faculdade. Esses profissionais ainda não estão prontos para o mercado, não tem experiência e tempo suficiente para focar no seu site, levando sempre aos mesmos problemas:
“… O site está demorando muito, ele nunca tem tempo para terminar o meu site …”
“… Ele não me atende mais, até me bloqueou …”
“… Meu site está muito básico, ele não consegue fazer o que eu preciso …”
Isso prejudica a sua gestão financeira, pois a empresa acaba tendo que investir duas vezes para ter o resultado esperado.
Portanto ao contratar um profissional freelancer ou uma empresa profissional para criar o seu site, certifique-se de que eles já tenham experiência de desenvolver outros trabalhos. Sempre peça seu portfólio de clientes e exemplos de outros sites que eles já produziram. Invista seu dinheiro de forma garantida e obtenha o seu retorno financeiro através das vendas que o seu site profissional vai trazer.
E aí, gostou dessas dicas? Para mais conteúdos interessantes como esse, cadastre seu e-mail no espaço abaixo.